Dienstag, 13. September 2011

O anjo de Berlin



Sempre fui fascinada pelo filme "Asas do Desejo" (Der Himmel über Berlin -1987), de Win Wenders. Talvez pela fixação por anjos e pelo homem, "qui ça" pela incompreensão dos limites da natureza humana, por um não contentamento ou pela necessidade de respostas a questões básicas, inerentes a todo ser que sente, todo ser que pensa . “Asas do Desejo” é um filme que contempla, que questiona e que observa a vida. O silêncio angustiante que percorre toda fita traduz e traz à tona perguntas fundamentais, do começo ao fim. Win Wenders construiu, em preto em branco, pura poesia, num filme perfeito e inesquecível.

Pois vem daí minha minha admiração pelo anjo de Berlim,Siegessäule. Desde que cheguei aqui não tinha outra ideia em mente que não visitar aquele anjo e puxar da memória aquele filme que tanto provocou meus sentimentos, no auge de meus vinte e poucos anos. E ele estava lá, lindo e majestoso...porém bem menos lírico e poético; bem menos questionador e inquieto. A fila de turistas, o dinheiro pago para a entrada, a multidão percorrendo seu interior e até aquelas cores todas do verão Berlinense tiraram seu mistério. Mas uma coisa o anjo dourado me disse: ainda consigo sonhar e voar em busca de minhas próprias respostas, não me corrompi ao que é satisfatório e tolerável. E o misterioso anjo de Win Wenders ainda continua dentro de mim, ainda bem, mesmo depois de tanto tempo.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen