Dienstag, 1. Juni 2010

Papel que vira planta

Enviado por Alcione Fernandes, de www.g1.com.br


Quem tem o costume de picar papel e jogar no lixo deve agora tomar cuidado. Ele pode germinar e dar pequenos pés de cravo, camomila, manjericão e até rúcula. Na onda do ecologicamente correto, o papel semente está fincando suas raízes no mercado. O material ganha forma em envelopes, convites, cartões de visita e outros brindes. A novidade é que ele contém grãos. Enterrando e regando os pedacinhos do papel picado, as plantas crescem.
“A ideia é de ser um papel que, em contato com o solo, se decomponha mais facilmente no meio ambiente e possa germinar”, conta Valéria Bianchini, coordenadora do Projeto Tear, que produz convites e cartões de visita que contêm sementes.
“Trabalhamos com sementes de grama, boca-de-leão [espécie de flor] e salsa”, explica Valéria, que usa muita matéria-prima de uma feira livre da cidade. Com fibras de alface e beterraba, por exemplo, é possível fazer belos papéis do tipo. Depois, é só acrescentar os grãos à mistura e deixar o material secar. No caso da grama, as primeiras folhinhas podem despontar em dez dias. O papel semente trabalha com a questão do consumo responsável. E, por ser reciclado, ele se decompõe mais rápido.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen